Notícias de Última Hora

Exoneração de Sérgio Moro é publicada no Diário Oficial

Juiz federal irá assumir o Ministério da Justiça no novo governo

Sérgio Moro foi exonerado do cargo de juiz por causa de seu futuro trabalho como ministro da Justiça Foto: EFE/Antonio Lacerda
Entrou em vigor nesta segunda-feira (19) a exoneração do juiz federal Sérgio Moro. Sua saída do cargo na 13ª Vara Federal de Curitiba, Paraná, foi publicada no Diário Oficial da União. Moro saiu do posto porque irá ocupar o Ministério da Justiça e Segurança Pública no próximo ano.


Sua exoneração foi oficializada pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Thompson Flores.


Atualmente, a juíza Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba, assume seu cargo temporariamente. No entanto, não ficará integralmente no cargo por não ser uma juíza titular. Um novo magistrado será indicado por Flores.

Em comunicado, Moro afirmou que pretendia sair do cargo em janeiro, mas mudou de planos.

– Houve quem reclamasse que eu, mesmo em férias, afastado da jurisdição e sem assumir o cargo executivo, não poderia sequer participar do planejamento de ações do futuro governo. Embora a permanência na magistratura fosse relevante ao ora subescritor por permitir que seus dependentes continuassem a usufruir de cobertura previdenciária integral no caso de algum infortúnio, especialmente em contexto na qual há ameaças, não pretendo dar azo a controvérsias artificiais, já que o foco é organizar a transição e as futuras ações do Ministério da Justiça – declarou.

Pleno.News