AO VIVO

Notícias de Última Hora

Acordo entre Prodepa e Telebras vai levar internet aos municípios da região do Xingu


Na manhã desta quarta-feira, 26, foi realizada na sede da Telebras, em Brasília, a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) e a Telecomunicações Brasileiras S. A. (Telebras), que permitirá a chegada do sinal de internet através da Telebras nos municípios ao longo da atuação do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS-X).


A iniciativa é fruto de um projeto bancado pelo PDRS-X e capitaneado pela Prodepa, que permitiu que chegasse imediatamente os links de governo nesses municípios. Agora, através da Telebras¹, esta fibra óptica vai permitir que os provedores de internet, e consequentemente, a iniciativa privada e a sociedade possam ter links melhores de internet nas suas residências e negócios.


"O resultado deste acordo vai ao encontro da expectativa do governo do Estado ao longo dos últimos anos, no sentido de construir uma infraestrutura que beneficiasse não somente a área de governo, que hoje opera, por meio da rede corporativa governamental, atendendo todos as esferas de poder: executivo, legislativo, judiciário; e as esferas federal, estadual e municipal", explica Theo Pires, presidente da Prodepa.

A rede corporativa atendeu o seu objetivo e começa a disponibilizar essa infraestrutura, que foi construída pelo esforço do Governo do Estado, para a iniciativa privada.

¹Empresa do governo Federal responsável pela implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).


Por Nátia Machado