Notícias de Última Hora

AGRICULTORES FAMILIARES DE BRASIL NOVO RECEBEM PREMIO DE EMPREENDEDORISMO DO SEBRAE


O Prefeito Alexandre Lunelli entregou o Prêmio do Sebrae, recebido pela Prefeitura na semana passada em Belém, aos protagonistas do Projeto "Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar", que são os produtores e comerciantes da Feira do Agricultor de Brasil Novo.



A Feira foi reaberta no ano passado e contou com a consultoria do SEBRAE, e por ter sido, um projeto que foi implantado e deu certo, concorreu na categoria "Destaque da Região Xingu" e recebeu o Prêmio de Prefeito Empreendedor.


Neste evento que ocorreu, no sábado (8/12) às 8h da manhã, durante a Feira, o representante do SEBRAE, Diocleciano Vaz, anunciou mais uma novidade que foi a renovação da consultoria para este ano.



O Prefeito lembrou que o município já foi um grande produtor de alimentos no passado, além do gado e do cacau, e hoje o Município esta retomando este lugar, fazendo com que a agricultura gere renda. Ele destacou o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura no auxilio aos produtores com a mecanização das lavouras, com a distribuição de calcário, com os novos maquinários para a colheita e outras medidas. "A nossa metodologia é aumentar a produção de alimentos e incentivar o consumo dos produtos locais", ressaltou.


O evento na Feira fez parte do Festival Gastronômico e das atividades de comemoração dos 27 Anos de Emancipação de Brasil Novo. Na abertura ocorreu a apresentação dos alunos da escola de Musica Brasil Novo e da cantora Gospel, Rozaine Santos e após, um delicioso café com os produtos da Feira.



Após a abertura, ocorreram palestras com os produtores rurais, com a mediação da empresária Thely Moreira. A empreendedora Sara Trevisan, que criou uma delivery de sushi na cidade, adaptando produtos locais, e conversou com os produtores sobre "o Amor Temperado", o cuidado e o carinho que se deve ter com os alimentos e a importância dos sabores e saberes nas histórias, que existem na preparação de cada alimento.


Outra palestra foi com a consultora do Sebrae, Roseane Castro, após as palestras os produtores receberam do Sebrae novos aventais e bonés para atenderem os clientes. Também foi premiada a produtora Elenilda Silva Pinho no concurso da banca mais bem organizada da feira e a empreendedora destaque da cidade, Valderlene, do restaurante Cantinho Caseiro.


A programação do Festival Gastrônomico segue a noite, com o Concurso do Melhor Prato preparado aqui na cidade. A partir das 18h começa a Zumba e segue com diversas apresentações culturais e haverá uma praça de alimentação, para o público degustar os produtos do município.


Por Luis Henrique Silveira - Fotos Cleyton Macário | ASCOM/PMBN