Notícias de Última Hora

Secretário dos EUA, Mike Pompeo chega ao Brasil para posse e reunião

Pompeo se reunirá com Jair Bolsonaro - Divulgação
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, chega nesta segunda-feira (31) ao Brasil, onde ficará até dia 2 de janeiro. Além de participar da posse do presidente eleito Jair Bolsonaro, terá uma reunião exclusiva para tratar de temas comuns aos Estados Unidos e Brasil, como a situação política na Venezuela, Nicarágua e Cuba.


No comunicado oficial emitido pelo governo americano, é apontado que “Os Estados Unidos trabalharão com o Brasil para apoiar os povos da Venezuela, Cuba e Nicarágua que lutam para viver em liberdade contra regimes repressivos. Nós acolhemos o compromisso do presidente eleito Bolsonaro de erguer-se contra tiranos”. Também estará presente a essa reunião o futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.


Em nota, a Embaixada dos Estados Unidos informou que a intenção é promover a prosperidade, segurança, educação e democracia. “Juntos, apoiaremos a democracia em todo o Hemisfério Ocidental”, diz o texto.

Mike Pompeo também terá encontros bilaterais com o presidente do Peru, Martin Vizcarra, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. No dia 2, ele embarca para Cartagena onde se reúne com o presidente colombiano Ivan Duque com foco no combate ao narcotráfico, a implementação de acordos de paz, o comércio e a resposta à crise regional resultante das desastrosas políticas desencadeadas pelo governo da Venezuela, Nicolás Maduro.


Por Jovem Pan