Vote

VOCÊ ESTÁ À FAVOR DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO?

Publicado por TV Cidade News em Domingo, 19 de maio de 2019

Notícias de Última Hora

SESPA CADASTRA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA DE BRASIL NOVO PARA PASSE LIVRE INTERMUNICIPAL


O dia amanheceu chuvoso, mas mesmo assim, no inicio da manhã de quinta-feira (29/11), mais de 30 pessoas com deficiência auditiva, visual, motora, intelectual e mental, compareceram no auditório da Prefeitura para fazer seu cadastramento, para usar o seu direito de viajar gratuitamente nos ônibus e barcos intermunicipais.

Durante a manhã, a equipe da SESPA visitou o Município e fez o recadastramento e o cadastramento das pessoas com deficiência para que façam a carteira do Passe Livre. A Secretaria da Saúde, Cerli Sousa parabenizou as pessoas juntamente com a coordenadora da SESPA, Maria Iraci Tupinamba.


As pessoas que se cadastraram hoje irão receber a carteira lá no final de janeiro. Haverá uma ampla divulgação na cidade, para que as pessoas saberem. Mas aquelas pessoas que não puderam vir na Prefeitura hoje, devido a chuva, podem procurar o CRAS e o CREAS que as duas instituições vão continuar fazendo o Cadastro, das 8h às 14h.


Além das pessoas com deficiência os acompanhantes também tem os mesmos direitos. E caso as empresas criem dificuldades para transportar os deficiente e seus acompanhantes, no verso da nova carteira há um número de telefone 0800 para denunciar na hora a empresa, que poderá receber uma multa que varia de R$ 5 a 15 mil Reais.


A nova carteira é parecida com o documento de identidade, e tem um sistema de segurança, para evitar fraudes, e poderão ser validadas através de um código, que pode ser lido por celular (QRcode). Outra novidade deste sistema é que os clínicos gerais dos municípios poderão validar os laudos médicos na hora de fazer o cadastro e serão feitas pelos serviços de assistencia social do município (CRAS e CREAS).


Esta ação é promovida pelo Ministério Público do Pará (MPPA), e realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SESPA), com Apoio do Conselho Estadual da Pessoa Deficiente e das entidades representativas das pessoas Deficientes do Estado e das Prefeituras, através das Secretaria Municipais de Saúde.

Por Luis Henrique Silveira - Fotos Cleyton Macario | ASCOM/PMBN