Notícias de Última Hora

Veja imagens do momento em que a barragem se rompeu em Brumadinho

Barragem da Vale se rompeu em Brumadinho, em Minas Gerais, nesta sexta-feira (25)

Reprodução/Redes Sociais
Uma barragem da mineradora Vale se rompeu por volta das 13h desta sexta-feira (25) na cidade de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Minas Gerais trabalham no resgate de vítimas no local. Segundo a corporação, cerca de 200 pessoas estão desaparecidas.


Em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro determinou a criação de um gabinete estratégico de crise. Ele vai viistoriar a área neste sábado. Os ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente), Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional), Bento Albuquerque (Minas e Energia) e o secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, foram enviados para a região. Pelo Twitter, Bolsonaro lamentou a “grave tragédia”.


Segundo a Vale, o rompimento aconteceu na Mina Feijão, na altura do KM 50 da rodovia MG-040. A empresa não confirma se há feridos, mas o Corpo de Bombeiros de Contagem, que está atuando no caso, afirmou que há vítimas.


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que a barragem VI no Córrego do Feijão tem volume de 1 milhão de metros cúbicos de rejeito de mineração. A título de comparação, o órgão destacou que no desastre de Mariana (MG), ocorrido em novembro de 2015, o volume era de 50 milhões de metros cúbicos.

Pelas redes sociais, a prefeitura de Brumadinho pediu para que as pessoas não permaneçam nas proximidades do leito do Rio Paraopeba, que corta a cidade.

Assista abaixo as imagens do momento em que a barragem se rompeu e a lama invadiu a cidade de Brumadinho, em Minas Gerais:


Com informações da Jovem Pan