Notícias de Última Hora

Workshop gratuito promovido pelo Hospital Regional da Transamazônica ensina cuidados em saúde no contexto familiar


Muitas vezes, os cuidadores sabem apenas os cuidados básicos com os idosos. Para despertar um olhar mais sensível sobre as condições físicas, emocionais e psicológicas de cada idoso, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), gerenciado pela Pró-Saúde Associação de Assistência Social e Hospitalar, em Altamira (PA), realiza no dia 29/01, o Workshop Capacitando Quem Cuida.

Em sua primeira edição de 2019, o workshop gratuito, capacitará 30 participantes sem formação na área de saúde, com idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Serão abordadas técnicas e orientações teóricas e práticas, que facilitem o trabalho, proporcionem o bem-estar dos pacientes e melhorem as condições dos cuidados em saúde no contexto familiar.

O workshop será ministrado por profissionais do Hospital, das áreas de enfermagem, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia e nutrição. O conteúdo programático inclui higiene pessoal, mudança de decúbito, cuidados com a traqueostomia, consistência dos alimentos e adaptações em casa. Os participantes receberão certificado com carga horária de 5h. Diante da procura, o Hospital Regional Público da Transamazônica já organiza novas turmas para o ano de 2019.


Programação:

8h - Higiene pessoal e troca de decúbito

9h30 - Padrão respiratório e cuidados com traqueostomia

10h - Intervalo

10h15 - Alimentação dos pacientes com traqueostomia

10h45 - Adaptações no ambiente domiciliar

11h40 - Alimentação dos pacientes com gastrostomia

Serviço:

Workshop “Capacitando quem Cuida”

Data: 29/01/2019

Local: Auditório do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) – Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n°, São Sebastião, Altamira/PA.

Horário: das 8h às 13h.

Sugestão de Entrevistados: Edson Primo, diretor Hospitalar

Rafaela Rizzi, terapeuta ocupacional

Sávio Nascimento, fisioterapeuta

Participantes do Workshop

Contato: Suellem Mendes – Analista de Comunicação da Pró-Saúde no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) – (93) 98129-0123

Samantha dos Anjos – Coordenadora de Comunicação da Pró-Saúde no Pará – (91) 98886-0079.


Por Suellem Mendes