AO VIVO

Notícias de Última Hora

Bolsonaro volta a defender reintegração do índio à sociedade


Presidente da República foi ao Twitter para destacar o uso de helicóptero no serviço a índios no Amazonas.


O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse neste sábado (16) que um dos seus objetivos é levar condições para que os índios possam se sentir brasileiros.

Ao divulgar no microblog Twitter uma postagem do Palácio do Planalto sobre o emprego de um helicóptero no reforço ao atendimento médico em distrito indígena de Parintins, no Amazonas, o chefe do Executivo afirmou:


“Reintegrar os índios à sociedade levando até a estes condições para que possam se sentir brasileiros e não apenas serem tratados como massa de manobra e divisão do povo para contemplar planos de poder. Temos o povo mais miscigenado do mundo e somos todos iguais!”

O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Parintins, no Amazonas, e mais seis municípios do interior do estado e do Pará passarão a ter um helicóptero para atendimento aos pacientes.

De acordo com o jornal Metrópoles, os serviços da unidade beneficiam cerca de 17 mil pessoas distribuídas, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), em três terras indígenas: a Andirá-Marau, onde vivem os Sateré-Mawé; a Nhamundá-Mapuera, povoada pelos Hixkaryana, Katuenayana, Katxuyana e Waiwai; e a Kaxuyana/Tunayna, que leva o nome dos dois povos que a habitam.


Com informações do Jornal Metrópoles