Notícias de Última Hora

‘Brasil gasta mais em educação do que países desenvolvidos’, diz Bolsonaro

Os números foram apontados por Bolsonaro para criticar o que ele chamou de "prioridades erradas" do Ministério da Educação

Presidência da República
Jair Bolsonaro afirmou, através do Twitter, que os gastos do Brasil com educação são superiores aos de países desenvolvidos. A declaração foi feita na manhã desta segunda (4), em uma série de posts do presidente sobre o tema.


“Brasil gasta mais em educação em relação ao PIB que a média de países desenvolvidos”, escreveu. “Em 2003 o MEC gastava cerca de R$30bi em Educação e em 2016, gastando 4 vezes mais, chegando a cerca de R$130 bi, ocupa as últimas posições no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA)”.



Os números foram apontados por Bolsonaro para criticar o que ele chamou de “prioridades erradas” do Ministério da Educação na gestão dos recursos públicos. O presidente afirmou que o titular da pasta, Ricardo Vélez Rodriguez, e o ministro da Justiça, Sérgio Moro, criaram a “Lava-Jato da Educação” para investigar os gastos na área. A ação teria apoio da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União.

Bolsonaro ainda disse ter “indícios muito fortes que a máquina está sendo usada para manutenção de algo que não interessa ao Brasil” e que isso pode “acarretar greves e movimentos coordenados prejudicando o brasileiro”, sem dar maiores detalhes sobre as supostas investigações.

Por Jovem Pan