Notícias de Última Hora

Governo estadual vai apoiar a expansão do Colégio Militar de Belém

(Foto: Maycon Nunes/Ag. Pará)
O Governo do Pará vai apoiar ações voltadas à expansão do Colégio Militar de Belém (CMBel), garantiu o governador Helder Barbalho na manhã deste sábado (9), durante a cerimônia de entrega da boina garança, símbolo que confirma a integração do estudante ao sistema militar de ensino. A maior parte dos alunos, 87 de um total de 126, ingressa no 6º ano do ensino fundamental.


Após a execução do hino do Colégio, pais e parentes ocuparam o pátio da instituição para colocar as boinas nos alunos, ápice da solenidade.

O governador Helder Barbalho reconheceu a importância do CMBel na formação de estudantes e anunciou que está dialogando com o Exército Brasileiro sobre maneiras de garantir o fortalecimento do Colégio na capital paraense. "Estamos tratando sobre a possibilidade de disponibilizarmos outras áreas para facilitar a expansão do CMBel, pelo desejo de que essa instituição esteja fortalecida, ampliando número de vagas, consolidando-se", informou. "A passagem de valores fundamentais na formação destas crianças, jovens, são fundamentais para um futuro balizado naquilo que é correto e no respeito ao próximo", reiterou.


O deputado estadual Daniel Santos, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), reforçou que é preciso “enaltecer a parceria, porque é prédio do Governo, e porque o futuro só será melhor quando dermos os braços em prol de uma educação cada vez melhor".

O general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, atual comandante Militar do Norte, falou sobre a emoção em ver o CMBel crescer, e citou o pavilhão que está em obras e deve estar pronto em até dois anos. "A gente vibra quando vê o padrão de ensino, a dedicação da equipe e dos alunos. O apoio do Estado é fundamental, já que cede o terreno onde funciona a escola. Hoje recebemos mais uma turma, e temos em andamento intervenções para que a educação oferecida seja ainda melhor. Tudo aqui é uma grande parceria de agências, de governos e Forças Armadas", frisou.

Em pronunciamento direcionado aos estudantes, Helder Barbalho lembrou a própria trajetória de aluno de colégio militar, e se disse grato pelas oportunidades que teve, determinantes para sua vida. "Sendo oriundo de escola assemelhada, posso ter a honra de servir ao Estado como governador, da mesma forma como o general hoje está comandante do Norte. Que estes exemplos possam demonstrar o valor da oportunidade da educação de qualidade, da formação diferenciada e absoluta excelência. Nessas fileiras estão o futuro do Brasil e do Estado. Que a educação possa levá-los ao sucesso absoluto", disse o governador.

(Agência Pará)