AO VIVO

Notícias de Última Hora

Presidente Bolsonaro destaca implementação de programa para dessalinização de águas salobras

Presidente da República ressaltou importância da medida para as populações que vivem no semiárido brasileiro

Reprodução | Portal Tratamento de Água
Em portaria publicada na edição desta sexta-feira (8) do Diário Oficial da União, o governo federal instituiu o Programa de Apresentação de Unidades de Dessalinização e Purificação de Águas Salobras e Salinas para Teste e Análise de Desempenho.


A medida foi celebrada pelo presidente da República Jair Bolsonaro, que ressaltou, por meio do Twitter, a importância da iniciativa para as regiões semiáridas do País.

“Tal proposta surge para buscar soluções de dessalinização e purificação de águas salobras/salinas para que as populações do Semiárido Brasileiro possam conviver com as severas condições de seca”, afirmou Bolsonaro, em postagem na rede social.


Programa

Desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o programa busca encontrar soluções para a seca no semiárido do País.

Na região, grande parte dos recursos hídricos não é apropriada para consumo humano e encontra limitações para uso na agricultura familiar, em razão da salinidade.

A situação é agravada durante os períodos de estiagem, trazendo diversos impactos negativos à sobrevivência.

As atividades do programa serão conduzidas pelo Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização (CTTD), responsável por testar, analisar e avaliar o desempenho de sistemas comercializáveis de dessalinização e purificação de águas salobras ou salinas.

O Centro usará as infraestruturas do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), vinculado ao MCTIC, e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).



Meta

O projeto faz parte do plano de metas para os primeiros 100 dias do governo federal, que foi apresentado em janeiro.

Um dos 35 objetivos definidos é mapear tecnologias em sistemas de dessalinização nas condições de operação no Semiárido.


Por Raul Holderf Nascimento