AO VIVO

Notícias de Última Hora

EUA eliminam número 2 do Estado Islâmico na Somália


O exército dos Estados Unidos confirmou nesta segunda-feira (15) que eliminou o segundo principal líder do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na Somália.


O Comando dos Estados Unidos para a África (Africom) disse que Abdulhakim Dhuqub foi assassinado no último domingo (14) durante um ataque aéreo na zona de ataque de Xiriiro, na região de Bari.

“Dhuqub foi responsável pelas operações diárias do grupo extremista, pelo planejamento de ataques e pela aquisição de recursos”, disse o Africom em um comunicado.


Estado Islâmico tem uma presença relativamente pequena na Somália, onde os combatentes do Al-Shabaab são mais poderosos e estão alinhados com a Al-Qaeda.

“Continuamos trabalhando com nossos sócios somalis para manter a pressão sobre as redes terroristas do Al-Shabaab e do EI na Somália”, disse o diretor de operações do Africom, general Gregg Olson.


“Quando é um apoio para a estratégia, utilizamos ataques aéreos de precisão para atacar quem planeja e realiza as violentas atividades extremistas que colocam os somalis em risco”, acrescentou o militar. 

Com informações da ISTOÉ