Notícias de Última Hora

Governo atende demandas municipais de todas as regiões do Estado

Governador recebeu os prefeitos de Ipixuna do Pará, Tracuateua, Dom Eliseu, Concórdia do Pará, Tomé-Açú, São Domingos do Capim, Brasil Novo e Limoeiro do Ajurú

Foto: Marco Santos / Ag. Pará
O governador do Estado, Helder Barbalho, recebeu, durante a manhã e início da tarde desta segunda-feira (29), no Palácio do Governo, em Belém, prefeitos e lideranças de diversos municípios do Pará. Durante as audiências, estiveram em pauta temas como infraestrutura, educação, saúde e segurança.


A prefeita de Ipixuna do Pará, Katiane Cunha, explicou que a cidade, localizada no sudeste do Estado, encontra-se em situação emergencial devido às fortes chuvas que tem assolado a região. Segundo ela, 70% dos mais de 62 mil habitantes do município vivem na zona rural e se locomovem por meio de estradas vicinais, que se encontram em situação precária.

“São cerca de cerca de 2,5 mil quilômetros de estradas. O governador acenou com ajuda para manutenção e, também, com uma nova viatura para a Polícia Militar, o que, para nós, será de grande importância”, frisou.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará
Da mesma forma, o prefeito de Tracuateua, José Bráulio da Costa, mais conhecido como Zezinho Costa, pediu apoio do governo do Estado para o conserto de estradas vicinais, já que todas, segundo ele, neste momento, estão interrompidas, sem condição de trafegabilidade.

“Estamos sem ligação entre campo e cidade e, por isso, tivemos que suspender as aulas, principalmente, das escolas estaduais, já que a nossa principal estrada, a PA-450, que liga Tracuateua à Bragança, está intrafegável”, detalhou. Segundo Zezinho, o governador Helder Barbalho já acionou as secretarias de Estado de Obras (Sedop) e de Transportes (Setran) para viabilizar soluções para o problema.


Já o prefeito de Dom Eliseu, Gaston Siviero, lembrou que os municípios das regiões sul e sudeste do Estado foram recebidos recentemente pelo governador e secretariado, em Marabá, por ocasião do programa “Governo Por Todo o Pará”, que se deu no início do mês de abril. A reunião desta segunda-feira, então, para ele, serviu para dar continuidade aos encaminhamentos que foram iniciados nesse primeiro contato.

“Em Dom Eliseu, também estamos com problemas nas estradas vicinais. Estamos prestes a inaugurar o hospital municipal, uma demanda de mais de dez anos da população, que agora será realizada, com a ajuda do governo do Estado, que vai nos apoiar com equipamentos. A receptividade do governador é sempre surpreendente, pois ele está pronto a resolver os problemas cruciais para os municípios”, disse o gestor de Dom Eliseu, que hoje conta com 60 mil habitantes e já é considerado um dos maiores produtores de soja do Estado, junto com o município de Paragominas.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará
Durante o dia, o governador ainda recebeu os prefeitos de Concórdia do Pará, Elias Santiago; de Tomé-Açu, Aurenice Ribeiro; de São Domingos do Capim, Paulo Elson; de Brasil Novo, Alexandre Lunelle, e de Limoeiro do Ajurú, Carlos Silva.

As reuniões foram acompanhadas pelo deputado federal Beto Faro, a deputada estadual Dilvanda Faro, o secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Inocêncio Gasparim, e o secretário adjunto de Planejamento e Orçamento, Adler Silveira.


Assista a participação do governador com o prefeito de Brasil Novo:


Com informações de Wiliam Serique | Agência Paá