Notícias de Última Hora

Mais de 540 milhões de usuários do Facebook tiveram os dados vazados

Foto: Reprodução
Pesquisadores da empresa de segurança digital UpGuard divulgaram nesta quarta-feira (3) que encontraram num banco de dados público o registro de 540 milhões de usuários do Facebook.


Os dados que foram vazados pertenciam à empresa de mídia mexicana Cultura Coletiva. No total, foram encontrados mais de 146 GB de informações sobre comentários, likes, nomes e ID de usuários em texto corrido.


Um outro vazamento teria relação com o armazenamento de informações que pertenceriam ao aplicativo “At the Pool”. Entre os dados que foram encontrados estavam 22 mil senhas de acesso ao app. Segundo o UpGuard, isso seria um risco para os usuários que costumam usar senhas repetidas na rede.

Os dois casos têm relação com o uso de servidores em nuvem da Amazon e permitiam o download dos arquivos livremente.

Segundo pesquisadores da UpGuard, as informações foram disponibilizadas pelo Facebook para desenvolvedores terceiros de aplicativos.

“O Facebook facilitou a coleta de dados sobre os indivíduos e sua transferência para terceiros, que se tornaram responsáveis ​​por sua segurança. A área de superfície para proteger os dados dos usuários do Facebook é, portanto, vasta e heterogênea, e a responsabilidade de protegê-los está em milhões de desenvolvedores de aplicativos que construíram em sua plataforma”.

Fonte: R7