DESTAQUE I

EVENTOS - DIA DAS CRIANÇAS NA PRAIA NASCENTE DO SOL - VICINAL 13

DIA DAS CRIANÇAS NA PRAIA NASCENTE DO SOL - VICINAL 13 Assista também no YouTube: https://youtu.be/eN8n1AFFsDY

Posted by TV Cidade News on Sunday, October 13, 2019

Notícias de Última Hora

Partido espanhol conservador é proibido de participar dos debates televisivos

Santiago Abascal — líder do partido Vox. Imagem: Reprodução.
O líder do partido declaradamente conservador Vox, que prometeu “tornar a Espanha grande novamente”, foi banido pela autoridade eleitoral espanhola do único debate televisivo confirmado antes da eleição geral do país, em 28 de abril.


A rede de comunicação Atresmedia (grande canal espanhol) foi ordenada a excluir Santiago Abascal — líder do partido Vox — dos debates após uma decisão do Conselho Central Eleitoral da Espanha, que afirmou que sua presença no debate não seria “proporcional” aos votos do partido. Durante as eleições de 2015, o partido recém-fundado não conseguiu obter representação no parlamento nacional do país.

No entanto, desde as eleições, o Vox fez grandes avanços na arena política, tornando-se o terceiro maior partido da Espanha durante as eleições na Andaluzia em dezembro do ano passado, quando conseguiu 11% dos votos e conquistou 12 lugares. A grande mídia espanhola previu que o partido ganharia apenas cinco lugares. Nada diferente do que ocorre no Brasil.


Depois da popularidade do partido ter aumentado nos últimos anos, enfrenta-se total exclusão de um debate eleitoral — mesmo quando certas pesquisas estão prevendo que o partido poderia terminar como o terceiro maior partido no âmbito nacional. Caso o Vox termine em terceiro lugar nas eleições nacionais do país, o partido se tornaria um ator fundamental no parlamento espanhol e poderia até se tornar um parceiro de coalizão em futuros governos.

Depois de ouvir sobre a planejada exclusão de seu partido dos debates, o Vox foi ao Twitter, criticando a decisão como um exemplo claro e descarado de preconceito institucional contra partidos nacionalistas e populistas, argumentando que tal decisão foi tomada pela mesma diretoria eleitoral que deu sinal verde a partidos políticos de esquerda: Podemos e Ciudadanos, quando eles não tinham representação.

Logo depois, em sua conta no Twitter, o líder do partido Santiago Abascal declarou que os esquerdistas não escondem mais seu verdadeiro objetivo de erradicar o partido conservador: “Primeiro o establishment tentou manipular nossa mensagem na mídia, então eles enviaram a vanguarda encapuzada de ativistas da Antifa para nos atacar fisicamente, e agora eles nos censuram para evitar que os espanhóis nos ouçam”.


Enquanto a Atresmedia disse que respeitaria a decisão da autoridade eleitoral de “readaptar o formato do seu debate” para incluir apenas líderes do Partido Popular liberal de centro-direita, o globalista Ciudadanos, o Partido Socialista dos Trabalhadores e a extrema esquerda “Podemos”, a rede de comunicação afirmou que iria entrar com um recurso contra a decisão.

O Vox representa o partido que mais cresce na Espanha e ganhou um impulso significativo no último ano desde que se apresentou como a única força política socialmente conservadora e tradicionalista em um campo superlotado de esquerdistas, e onde a única supostamente direita é composta por liberais em questões sociais.

Abascal prometeu defender o povo espanhol contra a “batalha ideológica” cada vez mais agressiva travada contra eles por ativistas de esquerda, marxistas culturais e os chamados “progressistas”.


Com informações de BBC.