Notícias de Última Hora

Um robô pode fazer abordagens aos motoristas em blitz e oferecer mais segurança aos policiais

O novo sistema é controlado de dentro do carro da polícia. O agente pode se comunicar através de áudio e vídeo com o suspeito sem sair do veículo


Todos os anos, milhões de motoristas são parados e, durante essas paradas, milhares de ataques e brigas físicas acontecem entre os policiais e os civis. Mas o engenheiro Reuben Brewer acredita que sua nova invenção pode ajudar a reduzir drasticamente esses números. Isso porque ele está trabalhando em um robô que funciona como uma espécie de policial e pode ser controlado por um humano à distância.


Esse robô está longe de ser o cyborg que protegia as pessoas de Detroit no filme Robocop. Porém, ele pode ser muito útil em abordagens de policiais a motoristas problemáticos. As autoridades vão continuar pedindo que os veículos parem, mas, quando o fizerem, o robô ajudará a criar uma distância segura entre os suspeitos e a polícia, enquanto ambos permanecem em seus veículos. A invenção nada mais é que um robô que sai do automóvel da polícia e vai até o carro do suspeito, e é capaz de se comunicar por áudio e vídeo.


Esse sistema é bem mais que uma simples câmera presa a um bastão. Ele é equipado com um leitor capaz de digitalizar rapidamente uma carteira de motorista, enquanto uma impressora térmica pode imprimir multas para os motoristas. À medida que o robô se move ao lado do veículo, ele sutilmente coloca uma faixa de arame farpado sob o carro. Portanto, se o suspeito decidir fugir, ele terá um de seus pneus destruídos no processo.



É bastante provável que o robô não sirva para evitar os ataques de raiva dos motoristas, porém, pode evitar muitas outras coisas, já que substituir um autômato é fácil, um humano não.


Olhar Digital VIA: Gizmodo