Notícias de Última Hora

6 toneladas de açúcar que viriam para Brasil Novo são apreendidas pela Sefa


Fiscais da unidade de Mercadorias em Trânsito de Carajás, da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa), flagraram, nesta terça-feira (11), um caminhão transportando 200 fardos de açúcar, cerca de 6 mil quilos do produto, sem nota fiscal. A carga estava escondida no fundo do veículo, debaixo de um carregamento de papel higiênico, que estava devidamente acompanhado de documentos fiscais.


O flagrante foi no Posto Fiscal do km 09, município de Marabá. A carga vinha de Anápolis, Goiás, com destino a Brasil Novo. A mercadoria tem valor total de R$ 7,9 mil. Foi lavrado um Termo de Apreensão e o contribuinte foi notificado a recolher R$ 2.930 mil, referente ao imposto estadual, ICMS mais multa, pela irregularidade, que foi pago, e a mercadoria liberada.

“Esta é uma prática comum detectada pelos fiscais nas áreas de divisa. Existem contribuintes que colocam mercadorias de alto valor agregado, sem documentação, junto com outras que tem valores menores de imposto. A mercadoria sem nota fiscal é colocada, escondida, no fundo do caminhão, no meio de outra carga, para dificultar a fiscalização, o que exige um grande trabalho das equipes de plantão”, disse o coordenador da unidade Carajás, Fernando Barata.