Notícias de Última Hora

Avião da MAP faz pouso de barriga no aeroporto de Manaus e voos são suspensos

Aeronave apresentou problemas e precisou retornar para pouso de emergência; Duas pessoas tiveram ferimentos leves

Avisão pousou de barriga no aeroporto de Manaus — Foto: Darlem Maia/Arquivo Pessoal
Um avião fez um pouso de barriga no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus, logo após a decolagem, na tarde deste sábado (15). Duas pessoas tiveram ferimentos leves.


A aeronave de modelo ATR 42, prefixo PR-MPN, seguia para a cidade de Carauari, no interior do estado, quando apresentou problemas e precisou retornar para pouso de emergência.

A aterrissagem ocorreu às 12h08 (13h08 pelo horário de Brasília), segundo informou a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).


A empresa MAP Linhas Aéreas informou que duas pessoas tiveram ferimentos leves “em decorrência da pressa em sair da aeronave”. O avião tinha 34 passageiros a bordo.

Por conta do problema, os procedimentos de pouso e decolagem foram suspensos e não há previsão para liberação da pista. Três voos foram desviados para outras cidades.

Avião faz pouso de barriga no aeroporto de Manaus e voos são suspensos — Foto: Reprodução/redes sociais
Pânico e correria

O estudante Darlem Maia, de 24 anos, estava no voo. Ele disse que a aeronave começou a balançar e a dar sinais de pane.

“Algo apitou, deu um sinal de alerta, mas em nenhum momento, os funcionários alertaram os passageiros de que a gente estava em risco e de que a gente poderia cair. As pessoas começaram a dizer que a gente ia cair no rio, mas deu tempo de voltar”, relatou.

Ainda segundo Maia, houve pânico e correria de passageiros tentando sair da aeronave. “Com a queda, houve muito pânico. O avião começou a apresentar sinais de incêndio. Houve empurrões, crianças chorando, mulheres gritando, desmaios”, disse.



“A gente caiu, literalmente, de barriga no chão”, acrescentou o passageiro.

O técnico em eletrotécnica Jonas Sobrinho estava no saguão do aeroporto à espera do embarque de familiares, quando percebeu fumaça na pista.

“Eu estava esperando o voo da minha família decolar. Estávamos observando lá do saguão. Quando o avião decolou, percebemos que ele fez o retorno. Quando pousou, aparentemente, sem o trem de pouso, ele veio deslizando com fumaça, levantando ao redor do avião. Em seguida, o avião parou, abriu a porta e o pessoal saiu correndo”, disse à Rede Amazônica.

Pouso ‘bem sucedido’


Um avião pousa de barriga quando a tripulação não consegue abaixar o trem de pouso. A MAP disse, em nota, que o pouso de emergência foi bem sucedido.

As circunstâncias para o incidente ter acontecido serão investigadas pelo Cenipa, órgão da Aeronáutica.

Fonte: G1 Amazonas