Notícias de Última Hora

Globo causa desconforto ao convocar apresentadores para renegociação

Na última semana, a Globo começou a convocar jornalistas, repórteres e executivos da sede em São Paulo para uma renegociação de seus respectivos contratos. Assim como anda fazendo no Rio de Janeiro, o canal passa a mudar a forma como contrata seus funcionários.


Segundo o site Notícias da TV, a emissora carioca está em um processo de “despejotização”. Ou seja, a nova política da emissora pretende mudar o contrato de funcionários como pessoa jurídica para pessoa física.

Dessa forma, a Globo quer registrar seus funcionários como celetistas, com carteira assinada. No entanto, a nova ordem causou um desconforto dos profissionais.


Ainda de acordo com o site citado acima, a proposta não reduzirá os salários definidos anteriormente no contrato de PJ. Porém a mudança traz algumas possíveis prejuízos para os profissionais. Porque como celetistas, a TV Globo pode demitir a qualquer momento só pagando o aviso prévio. Além de ter descontos no salário na folha de pagamento, os funcionários reclamam de se sentir inseguros se não aceitarem a proposta da empresa.

Motivo para a mudança é simples: a Globo quer evitar processos trabalhistas de ex-contratados PJ que reivindicam direitos trabalhistas. Além disso, o novo modelo de contratação facilita a demissão, sem as gigantescas multas contratuais.