Notícias de Última Hora

PREFEITO DE BRASIL NOVO RECEBE CINEASTAS QUE ESTÃO PRODUZINDO DOCUMENTÁRIO SOBRE A TRANSAMAZÔNICA


O prefeito Alexandre Lunelli recebeu na sexta-feira (31/05), em seu gabinete, os cineastas da produtora Floresta Cine Vídeo que estão na região preparando a série documental “Transamazônica – Utopias na Selva“, que irá contar a história dos 2,5 mil Km da Transamazônica desde Estreito, no Maranhão, até Lábrea, na Amazônia. “É uma série dividida em quatro episódios e um deles é na região do Xingu”, explicou a atriz e produtora Célia Maracajá. Na equipe estava o autor da série, o cineasta, diretor e roteirista Luiz Arnaldo Campos, o diretor, José Adão e a administradora, Sônia Guimarães.


O prefeito Alexandre Lunelli, na ocasião, já contribuiu contando um pouco da história do processo de ocupação do território e da imigração aqui na região. Em julho, uma equipe composta de oito pessoas estará retornando para realizar as gravações. A comitiva veio solicitar o apoio da Prefeitura e do Prefeito na articulação com as outras Prefeituras da região.


Conversando com o coordenador de comunicação da Prefeitura, Luis Henrique Silveira, eles se dispuseram, quando retornarem à Região, a realizar uma oficina sobre produção audiovisual e exibir o filme “Diários da Floresta”, baseado no livro de mesmo nome da antropóloga Betty Mindlin, com direção de Luiz Arnaldo Campos, que retrata a história da antropóloga vivida pela atriz Rita Carelli, que em contato com a nação indígena Paeté, passa por um processo de indigenização e incorpora características indígenas, enquanto que os índios desse tribo sofrem processo inverso.


Por Luis Henrique Silveira Fotos Cleyton Macário