DESTAQUE I

EVENTOS - DIA DAS CRIANÇAS NA PRAIA NASCENTE DO SOL - VICINAL 13

DIA DAS CRIANÇAS NA PRAIA NASCENTE DO SOL - VICINAL 13 Assista também no YouTube: https://youtu.be/eN8n1AFFsDY

Posted by TV Cidade News on Sunday, October 13, 2019

Notícias de Última Hora

Prefeito de Itaituba recomenda que população receba equipe da Funai “à bala”

Crédito: Reprodução / O Impacto
O Ministério Público Federal (MPF) abriu investigação na última sexta-feira (14) para apurar as denúncias de servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) contra o prefeito de Itaituba (PA), Valmir Climaco, que teria incitado a população a receber “à bala” um grupo de trabalhadores da fundação, responsável por estudos para a criação de Terras Indígenas no sudoeste do Pará.

A Procuradoria da República em Itaituba abriu investigação para apurar eventual ocorrência de ato de improbidade administrativa, e determinou o envio de cópia das denúncias à Procuradoria Regional da República na 1ª Região, em Brasília (DF), para que seja avaliado o cabimento de instauração de investigação criminal.


De acordo com informações, a reação do prefeito ocorreu após os servidores terem apresentado os objetivos do levantamento de campo, que são os de informar fazendeiros e agricultores que seus imóveis estão inseridos na área delimitada a partir de estudos antropológicos e ambientais prévios, e de cadastrar proprietários e imóveis para o censo fundiário.

O público presente no auditório na prefeitura, formado por membros da associação Igarapé Preto e região, ovacionou e apoiou a fala do prefeito, causando temor nos servidores, registra a transcrição do depoimento de integrantes do grupo de trabalho da Funai.

Sob risco de vida, a equipe teve que suspender os levantamentos, e solicitou ao MPF e à Polícia Federal escolta policial para que os trabalhos de campo possam ser retomados.


Com informações do MPF