Notícias de Última Hora

Balão de monitoramento cai em área rural de Santarém e assusta moradores

Reprodução
Moradores da comunidade de Aracuri, na região do Lago Grande, em Santarém (oeste paraense), foram surpreendidos com a queda de um balão de monitoramento espacial norte-americano na manhã desta sexta-feira (19).

As imagens compartilhadas nas redes mostram o aparelho, produzido de fabricação americana e utilizado pelo Google, sendo carregado por moradores das proximidades, em uma área de mata. Duas pessoas foram necessárias para carregá-lo.

Reprodução
O balão faz parte do Projeto Loon, que trata de pesquisa e desenvolvimento para fornecer acesso à internet para áreas rurais e remotas.


De acordo com informações de moradores, a empresa responsável já teria entrado em contato com moradores da comunidade anunciado interesse em resgatar o objeto.

Reprodução
Não há informações de feridos.

Em nota, enviada diretamente do Peru, ao Portal TV Cidade News, a agência de imprensa da Loon, uma empresa do grupo Alphabet, que procura fornecer conectividade para áreas rurais, declarou o seguinte:

"Podemos confirmar que Loon realizou um pouso controlado de um de nossos balões estratosféricos nesta região. Esta aterrissagem foi realizada de maneira segura após ter sido coordenada com os oficiais de tráfego aéreo local. As aterrissagens do balão Loon são feitas através de um pára-quedas que permite que o balão desça ao chão de forma lenta e segura em uma área isolada. Em nenhum momento houve algum risco para a população local. Enviamos uma equipe de recuperação para coletar o balão e seus componentes."

Por Gleyson Araújo | TV Cidade News com informações do site DOL