Cientistas descobrem planeta do tamanho da Terra com três sóis

Apesar de estar a 23 anos-luz de distância do nosso planeta, LTT 1445Ab pode ser determinante em nossa busca por vida extraterrestre

Um planeta não muito distante, onde três sóis dançam pelo céu, pode ser a chave na busca por vida extraterrestre.

Graças às observações do Satélite de Pesquisa de Exoplaneta em Trânsito (TESS, sigla em inglês) da NASA, sabemos que o exoplaneta LTT 1445Ab tem o tamanho da Terra — e parece algo digno de ficção científica.

Apesar do nome muito pouco carismático, o LTT 1445Ab é parte de um sistema de três estrelas que está a menos de 23 anos-luz da Terra.

Astrônomos viram pelo menos um outro planeta em um sistema de três estrelas, mas é um gigante a mais de 300 anos-luz de distância.

Quando a humanidade encontrar uma forma de viajar na velocidade da luz, serão necessários apenas 23 anos para chegar ao LTT 1445Ab, o que é relativamente próximo em termos galácticos.

Esse mundo tri-solar, no entanto, ainda merece muito estudo. O exoplaneta é apenas um pouco maior que a Terra e é provavelmente um planeta rochoso como o nosso.

O LTT 1445Ab é também o segundo planeta mais próximo que pode ser observado transitando sua estrela e o mais próximo que podemos ver circulando uma anã vermelha.

Com informações do site Olhar Digital