Notícias de Última Hora

Em operação, polícia apreende tartarugas da Amazônia em Senador José Porfírio

Crédito: Reprodução
Em uma operação ambiental realizada no último domingo (30), por policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Florestal (Ideflor-Bio), foram apreendidas 23 tartarugas da Amazônia no município de Senador José Porfírio. Os quelônios nativos da Amazônia estão ameaçados de extinção e foram encontrados dentro de uma embarcação abandonada numa reserva de desenvolvimento sustentável.


A apreensão ocorreu durante uma patrulha fluvial na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Vitória de Souzel. Dentro da Unidade de Conservação, as equipes observaram uma embarcação suspeita, com o condutor desviando a lancha dos policiais e fugindo em direção a uma área de igapó. O condutor conseguiu escapar, deixando a lancha para trás.

Dentro da embarcação, os policiais encontraram as tartarugas da Amazônia vivas. Os animais haviam sido capturados provavelmente dentro da reserva. A ocorrência foi registrada na última segunda-feira (1º) na Delegacia de Polícia Civil do município, e as tartarugas serão devolvidas ao meio ambiente, às margens do Rio Xingu.

Com informações do Portal Xingu 230