Notícias de Última Hora

Lula continua respondendo por crimes durante obras em Angola

Justiça absolve Lula por dois crimes no caso Angola, mas o mantém como réu. Marcelo Odebrecht também faz parte do processo


A Justiça Federal do Distrito Federal absolveu o condenado Lula da Silva (PT) pelos crimes de organização criminosa e de lavagem de dinheiro de R$ 20 milhões em suposto tráfico de influência por obras da Odebrecht em Angola.


De acordo com a decisão assinada, na terça-feira (23), pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, Lula continuará a responder, no mesmo processo, por corrupção passiva, tráfico de influência e lavagem de dinheiro de outros valores.

A denúncia, formulada a partir de uma operação vinculada à Lava Jato, foi feita pelo Ministério Público Federal em 2016 e envolve Taiguara Rodrigues dos Santos, sobrinho de Lula, e Marcelo Odebrecht.


Vallisney decidiu ainda pela suspensão da ação contra o executivo da construtora por conta do acordo de colaboração premiada acordado com o Ministério Público Federal (MPF).

O advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins, afirmou que as acusações do Ministério Público deixam claro que o órgão é adepto do lawfare — termo utilizado para conceituar o uso indevido dos meios jurídicos para perseguição política.

Com informações d0o site UOL