Notícias de Última Hora

BBC relativiza massacre de baleias pela Noruega

“A Noruega não é aquela que mata baleia lá em cima, no Polo Norte, não?”, indagou Bolsonaro


Após a Noruega suspender, na quinta-feira (15), o pagamento de R$ 132,6 milhões destinados ao Fundo Amazônia, o presidente Jair Bolsonaro criticou o fato do país europeu ser adepto ao massacre das baleias.

Curte nossa página no Facebook e fique informado!

“A Noruega não é aquela que mata baleia lá em cima, no Polo Norte, não? Que explora petróleo também lá? Não tem nada a oferecer para nós. Pega a grana e ajuda a Angela Merkel a reflorestar a Alemanha”, disse Bolsonaro.

Em matéria intitulada “Bolsonaro tem razão em críticas à política ambiental da Noruega?”, publicada nesta sexta-feira (16), a edição em português do site da emissora British Broadcasting Corporation (BBC) defende a caça de baleias pelo governo norueguês, uma prática criticada duramente por ambientalistas.



A reportagem da BBC destaca que a prática da Noruega “é legal e sujeita a regras rígidas”. O site ainda acrescenta que “apenas um tipo de baleia, a minke, pode ser caçado”.

“O animal tampouco é considerado uma espécie em perigo de extinção: de acordo com estatísticas oficiais, há 100 mil baleias minke nas águas do país”, acrescentou a BBC.

A caça às baleias foi proibida no Brasil por decreto em 1986. Em 2007, o Brasil se juntou a outros 30 países em um grande protesto diplomático contra a caça promovida pelo Japão.

Fonte: Renova Mídia