Notícias de Última Hora

Sinalização causa discussão e memes em Altamira

A rotatória foi instalada no cruzamento da Avenida Djalma Dutra com a Travessa Salim Mauad

Foto: Kaio Marcellos/Xingu230
O assunto do momento em Altamira é a aplicação de uma rotatória de sinalização no centro de cidade, que foi implantada para controlar o fluxo de veículos onde antes havia um cruzamento de quatro fluxos, em que os condutores que seguem no sentido centro ou sentido aeroporto, podem pegar à esquerda, à direita ou seguir direto.

Curte nossa página no Facebook e fique informado!

Além do congestionamento, a confusão provocada pela ausência de uma sinalização guia já provocou vários acidentes, onde condutores invadiam as pistas sem dar a preferência. Para pôr um fim a essa confusão, o departamento de trânsito do município instalou uma rotatória de sinalização, mas o que parecia ser mais uma interferência normal no trânsito acabou se tornando uma fonte de inspiração para internautas.


Nas redes sociais os altamirenses criticaram, e usaram a criatividade para demonstrar sua insatisfação com o que chamaram de “desperdício de dinheiro público”, houve até quem sugerisse modalidades esportivas e de laser para o novo espaço na cidade. “Eu achei desnecessário, não vejo motivo para gasto com essa tinta toda”, relatou um vendendor ambulante que pediu para não ser identificado.

Memes produzidos por internautas altamirenses


Já a dona de casa Augusta Silveira, de 42 anos, disse que não via problema, se for para a segurança de todos. Ela faz compras no mercado municipal, e diz que já perdeu as contas de quantas vezes viu os motoristas quase se chocarem nesse cruzamento. “É uma pressa doida, e faz medo tentar passar ali, fica aqui uns minutinhos e vocês vão ver do que eu tô falando”, disse. E ela tem toda razão, em menos de dez minutos as cenas registradas no local são impressionantes. Sem esperar para que os veículos que circulam pela avenida possam passar, quem cruza esse ponto passa direto, e por vezes é obrigado a frear bruscamente.


As rotatórias

O tipo de rotatória aplicada no cruzamento da Travessa Salim Mauad com a Avenida Djalma Dutra é comum no país, e em vários países do mundo. Ela pode ser acrescida de semáforos, ou apenas da sinalização horizontal. A principal vantagem da utilização da rotatória é o aumento da segurança viária a partir da redução de conflitos na interseção e da redução da velocidade dos veículos.

A regra geral de circulação é que a preferência de passagem pertence aos condutores que estão circulando na rotatória, mesmo que a interseção não esteja sinalizada (ver Art.29 II a. do Código de Trânsito Brasileiro). Ocasionalmente, utilizando a devida sinalização, pode-se alterar esta regra ao se dar preferência aos veículos que estão entrando na rotatória.

Por Karina Pinto do Xingu 230