Notícias de Última Hora

Rebocadores espaciais vão limpar a órbita da Terra

Uma colisão no espaço é algo que sempre deve ser evitado. A empresa de Elon Musk tenta reduzir as chances destes impactos


A SpaceX colocará em órbita um grupo de pequenos satélites com o foguete Falcon 9. O primeiro rebocador espacial estará a bordo da missão.

Curte nossa página no Facebook e fique informado!

O equipamento tem a responsabilidade de manobrar os minisatélites, que nem sempre são deixados na órbita adequada em “lançamentos compartilhados”.

Esses transportadores deverão carregar os satélites a partir de onde forem deixados pelos foguetes para o local mais adequado e limpar a órbita da Terra, retirando aqueles não mais utilizados.

A operação custará US$ 2,25 milhões e está incluída em uma iniciativa denominada SmallSat Rideshare Program.


Além de atuar como transportes de conexão, os rebocadores poderiam reduzir o lixo espacial ao limpar a órbita da Terra, retirando os satélites inutilizados e mantendo os ainda úteis por mais tempo, enviando-os a órbitas superiores.

Recentemente, para não ser destruído, um satélite da União Europeia precisou mudar repentinamente sua posição.

A manobra emergencial foi necessária porque uma das 60 sondas da rede Starlink, enviada ao espaço pela empresa do bilionário Elon Musk, estava em rota de colisão com o dispositivo da Agência Espacial Europeia (ESA).


Com informações do site TecMundo