Notícias de Última Hora

Sonda chinesa encontra substância similar a um gel na superfície da Lua

Cientistas acreditam que a substância seja uma espécie de vidro gerado por impacto


O veículo espacial da China, Yutu-2, rolou sobre um material estranho durante seu trajeto pela Lua. No fundo de uma pequena e recente cratera de impacto, o robô encontrou uma substância que os cientistas descrevem como sendo um "gel com um brilho misterioso". O melhor palpite até o momento, revelado pela Space.com, é que o material seja um vidro gerado no calor do impacto de formação da cratera.

Curte nossa página no Facebook e fique informado!

A descoberta aconteceu no dia 28 de julho, pouco antes do Yutu-2 do Centro de Controle Aeroespacial de Pequim ser desligado para evitar superaquecimento. Uma foto tirada pelo robô chamou atenção dos cientistas: uma substância brilhante diferente em cor, forma e textura dos materiais ao redor apareceu na imagem.


O Yutu-2 foi, então, desligado para recarregar e, ao "acordar", começou a examinar a cratera com seu espectrômetro visível e infravermelho próximo (VNIS)- responsável por analisar a luz refletida nas superfícies e determinar sua composição química.

Ainda não há uma resposta dos cientistas chineses sobre o que seria essa substância, mas a superfície da Lua é bastante seca, portanto é mais provável que o material encontrado seja algo derretido, em vez de uma substância naturalmente gelatinosa.

Olhar Digital Via: Science Alert