Notícias de Última Hora

Após 43 anos de espera, BR-163 finalmente está asfaltada

Inaugurada em 1976, estrada que ficou conhecida pelos atoleiros é uma das principais vias de escoamento para portos do arco-norte do país


Um dia histórico! Foi assim que o Exército Brasileiro começou o comunicado que anunciou o fim da obra de pavimentação asfáltica da BR-163, do trecho que liga Mato Grosso ao município de Miritituba, no Pará. A via foi aberta em 1976 e, desde então, mato-grossenses e paraenses tinham um único desejo: vê-la pavimentada.

Curte nossa página no Facebook e fique informado!

No último sábado, 23, o Exército concluiu a obra da principal via terrestre de escoamento de grãos das safras de Mato Grosso para os portos do Norte do país. A promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro, fora cumprida para alívio dos caminhoneiros que ali transitam.


Falta pouco mais de um mês para os agricultores das regiões norte e médio-norte de Mato Grosso iniciarem a colheita da soja. A expectativa é de que, pela primeira vez, o escoamento da safra rumo ao porto de Miritituba – no Pará – não registre cenas que se tornaram comuns nos últimos anos: longas filas de caminhões atolados, motoristas parados há dias (e até semanas) na estrada em uma espera que nunca tinha data certa para acabar.


A informação foi divulgada nas redes sociais do Exército Brasileiro, e repostada pelo Ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes de Freitas. 
“Dia 23 de novembro é um dia histórico. Nessa data, nossa #engenharia interligou toda a BR-163 com revestimento asfáltico. Agora, o usuário não percorrerá mais estrada de chão. Para que seja concluída a primeira fase da obra, faltam apenas duas faixas de 1.500 metros cada”.


Em nota publicada nesta segunda-feira, 25, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes reforçou que “essa é uma das principais entregas do Governo Federal para 2019” e que a previsão é entregá-la até o fim do ano “tudo para garantir mais segurança para os caminhoneiros e eficiência para o escoamento da safra de grãos da região”. No início deste ano, ainda restavam 51 quilômetros da BR-163 no Pará para serem pavimentados.


Pelas contas do Movimento Pró-logística, a pavimentação total da BR-163 pode gerar uma economia anual de aproximadamente R$ 600 milhões ao setor produtivo. A previsão é de que pela estrada asfaltada passem cerca de 13 milhões de toneladas de soja e milho no ano que vem, 3 milhões de toneladas a mais do que este ano.


O presidente Jair Bolsonaro, fez questão de comemorar esse grande feito em seu governo, em prol do agronegócio e do desenvolvimento dessa região:

- O Exército Brasileiro concluiu hoje a pavimentação da BR-163 no Pará.

- Essa obra é no coração do agronegócio e vai...
Posted by Jair Messias Bolsonaro on Wednesday, November 27, 2019

Por Gleyson Araujo com informações do Blog Canal Rural