Notícias de Última Hora

Governador do Pará destitui delegado do caso Alter do Chão e nomeia outro especializado em questão ambiental

Antigo delegado responsável pelo caso afirmava que brigadistas desviaram recursos da ONG internacional WWF para combater fogo no estado

Governador do Pará, Hélder Barbalho (Reprodução)
O governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB), anunciou nesta quinta-feira (28) que decidiu destituir o atual delegado que preside o inquérito da prisão preventiva dos quatro brigadistas de Alter do Chão, José Humberto de Melo, para nomear Waldir Freire Cardoso como responsável pelo caso.

Curte nossa página no Facebook e fique informado!

De acordo com Helder, a escolha por Waldir Freire se dá por sua atuação como diretor da Delegacia Especializada em Meio Ambiente e, portanto, por seu conhecimento técnico da área. “O caso requer atenção e toda a transparência necessária. Ninguém está acima da lei, mas, ao mesmo tempo, ninguém pode ser vítima de pré-julgamento ou ter seu direito de defesa cerceado”, disse o governador.


Em nota, o governo do Pará assegura que não está interferindo nas investigações da Polícia Civil do Estado, que é autônoma, “e não tem o poder de realizar prisões sem autorização judicial”.

“Por fim, caso a conclusão das investigações apure crime, trata-se de fato isolado. O Governo do Pará reitera que as ONGs são fundamentais para a preservação das florestas no Estado, e que o Executivo continua parceiro de todas as instituições e entidades que respeitam as leis brasileiras”, diz a nota.

Humberto de Melo já havia dito anteriormente, em entrevistas, que ONGs de Alter do Chão desviaram recursos da WWF, organização internacional, para combater o fogo no estado.



Confira abaixo a fala do governador:


Com informações do site Revista Forum