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Petrobras de Bolsonaro fecha torneira e corta 90% dos gastos com publicidade

Valor caiu de R$ 122,4 milhões em 2018 para cerca de R$ 8,5 milhões até julho do ano passado

Valor caiu de R$ 122,4 milhões em 2018 para cerca de R$ 8,5 milhões até julho do ano passado. Foto: Pedro Teixeira/Agência Brasil
Um dos maiores anunciantes do Brasil, sob comando do governo federal, a estatal Petrobras cortou drasticamente a verba publicitária no primeiro ano de governo de Jair Bolsonaro. Corte chegou a 90%. Até julho de 2019 foram gastos R$8,5 milhões com propaganda em TV, revistas, jornais, rádio, internet, cinema, mídia externa e produção. Em 2018, por exemplo, o valor foi de R$122,4 milhões, 14 vezes maior.


Em 2014, ano de reeleição de Dilma e primeiro da Lava Jato, a farra da Petrobras com propaganda chegou a absurdos R$296,8 milhões.

O governo Michel Temer já havia reduzido a verba de R$259,3 milhões em 2015 para R$143 milhões em 2016 e R$170 milhões em 2017.

A estatal Eletrobras também reduziu gastos com publicidade, mas não muito: saiu de R$2,96 milhões em 2018 para R$2,3 milhões em 2019.


Através da assessoria, a Petrobras não deu maiores explicações. Atribuiu a redução à “política da empresa”, sob novo comando.

A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder