Notícias de Última Hora

'Quebra-crânios': desafio pode causar fratura da coluna ou morte, alerta médico

A ''brincadeira'' passou a ser um viral e tem preocupado profissionais de saúde

A vítima do desafio 'quebra-crânios' pode morrer, por causa da pancada na cabeça - Foto: Reprodução/Internet
Alguns vídeos de um novo desafio, chamado de ''quebra-crânios'', está circulando na internet e têm causado preocupações entre os médicos. A ''brincadeira'' acontece da seguinte forma: três pessoas ficam lado a lado e aquela que está no meio (desavisada) salta, enquanto os dois das pontas aplicam uma rasteira, causando a queda e a pessoa bate a cabeça no chão.

De acordo com o médico ortopedista, Rodrigo Castro, a pancada pode causar problemas sérios de saúde e até levar à morte. Veja a entrevista exibida no programa O Povo na TV desta terça-feira (11). ''Isso não se trata de uma brincadeira, se trata de uma agressão física. O problema relacionado à queda é a dor muscular e a fratura'', comentou.



Um dos casos foi gravado há pouco mais de uma semana em um colégio de Caracas, na Venezuela. 



No vídeo, o menino cai e bate fortemente com a cabeça no chão. Pelo Twitter, o colégio disse que os estudantes envolvidos e seus representantes deles foram chamados.

Risco de morte

Como o alvo do desafio não é avisado, a pessoa bate a cabeça no chão e o risco de alguma lesão é alta, segundo o ortopedista. Além do risco do morte, conforme acontece a pancada.


''Dependendo do grau que a cabeça se inclina na hora da queda, pode fletir (dobrar) e esse movimento pode causar a compressão da vértebra, levando a fratura da coluna, o que pode deixar uma pessoa paralítica, ou pode acontecer na hora de bater a cabeça.



A parte óssea protege por fora, mas por dentro o cérebro está flutuando e se desloca, levando a ruptura de alguns vasos (sanguíneos), com o risco de morte''.

Fonte: TV Jornal.