Notícias de Última Hora

China alerta para possível invasão de gafanhotos

Administração de Floresta pediu que autoridades locais se preparem para possível chegada de insetos provenientes do Paquistão e Índia

Nuvens de gafanhotos da Índia e Paquistão poderiam chegar à ChinaREUTERS/Baz Ratner
A China pode encarar em breve uma invasão de gafanhotos-do-deserto, alertou nesta segunda-feira (2) um órgão governamental do país, apelando para que autoridades locais se preparem para a possível chegada de insetos vorazes provenientes dos vizinhos Paquistão e Índia.

O risco de enxames entrarem no país é baixo, embora a China tenda a enfrentar dificuldades para rastrear os gafanhotos devido à falta de técnicas de monitoramento e ao pouco conhecimento sobre padrões de migração, disse a Administração Nacional de Florestas e Pastagens em seu site.


O comunicado apontou ainda que enxames de gafanhotos podem adentrar a região do Tibete advindos do Paquistão e da Índia, ou chegar à província sudoeste de Yunnan através de Mianmar, dependendo das condições climáticas. Os animais também podem voar pelo Cazaquistão e atingir a região chinesa de Xinjiang.

Montanhas ajudam a prevenir praga de gafanhotos


Autoridades da região no oeste do país, que também faz fronteira com o Paquistão, afirmaram que as montanhas e a ausência de desertos tropicais e subtropicais reduzem as chances de gafanhotos migrarem para a área.


No entanto, a possibilidade da praga vai aumentar entre junho e julho se surtos não forem efetivamente controlados em outros países, noticiou a agência Xinhua nesta segunda-feira.


Os enxames de gafanhotos podem voar até 150 km por dia com o vento, e os insetos adultos podem consumir aproximadamente seu próprio peso em alimentos frescos por dia.

Força-tarefa contra os insetos

Pequim estabeleceu uma força-tarefa que se reunirá neste mês para monitorar e tomar ações a respeito de qualquer invasão de gafanhotos, de acordo com o órgão governamental.


As administrações locais de silvicultura e pastagem "devem estar plenamente conscientes da extrema importância dos trabalhos de prevenção e controle contra gafanhotos", afirmou.


Elas devem, segundo o comunicado, armazenar pesticidas e equipamentos, além de contar com equipes prontas para tomar medidas imediatas e efetivas uma vez que gafanhotos forem detectados.

As informações são do site R7