Notícias de Última Hora

Prefeitura de Altamira determina fechamento do comércio, bares e demais estabelecimentos


A Prefeitura de Altamira publicou na noite de ontem (20) um decreto proibindo a abertura do comércio e estabelecimentos como bares, restaurantes, cinemas, clubes, academias e salão de beleza. A medida é imediata e começou a valer no mesmo dia, por isso houve uma fiscalização para garantir que os estabelecimentos comprimissem a medida.

As medidas são em decorrência do combate à disseminação do Covid-19 (Coronavírus). Permanecerão funcionando apenas os serviços essenciais como farmácia, mercados, clínicas e feiras. “O decreto será reavaliado a cada situação, a cada dia se necessário. Os demais estabelecimentos, como de gênero alimentício, ficarão abertos apenas até o meio dia”, explicou Denise Aguiar em entrevista ao programa Sinal Verde, na manhã deste sábado.


Denise reforçou que o decreto foi uma prevenção. “Ele não é para criar pânico. Não temos nenhum caso confirmado ainda, queremos prevenir”.

“A princípio a secretaria de saúde disponibilizou um números para tirar dúvidas da população, o (93) 99150-1514. Em sintomas de gripe recomendamos que fique em casa, até porque mesmo que não seja Coronavírus você pode passar pra outra pessoa. Quem tiver dificuldade respiratória pode se dirigir a unidade de saúde”, explica o enfermeiro Ney Carvalho.


“É importante a gestão tomar as medidas o mais rápido possível, não esperar a doença avançar. Temos que agir antes de ter casos, para conseguirmos controlar. Quando confirmamos o primeiro caso – porque é uma questão de tempo, não é alarmismo, já estamos à frente da situação”, reforça o enfermeiro Osvaldo Damasceno, do Setor Epidemiológico.



A Secretaria de Saúde do Pará informa aos cidadãos que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são o primeiro lugar que se deve procurar caso tenha algum sintoma do novo coronavírus e pede que sejam evitadas as procuras por emergências (como hospitais, prontos-socorros e UPAs), deixando-as livres apenas para os casos mais graves, ou para aquelas pessoas pertencentes aos grupos de risco, que são os idosos a partir de 60 anos e os portadores de doenças crônicas graves e imunodeprimidos, como pacientes que passam por quimioterapia, hipertensos e outras doenças do coração e diabéticos.


Os sintomas mais comuns da Covid-19 são:

Febre baixa
Tosse
Coriza
Dor de gargante
Sintomas respiratórios: tosse e dificuldade para respirar



Boletim Covid-19

De acordo com a última atualização da Sespa, há 02 casos confirmados de Covid-19, 32 casos descartados e 81 casos em análise. A atualização ocorreu às 14 horas de ontem.

A Sespa comunica ainda que, dos casos descartados, 15 foram de Influenza A H1N1, 01 por Coronavrus HKU1, 01 por Adenovírus, 01 por Influenza B e 14 negativos para o painel viral.

Dos casos em análise, 09 amostras estão em análise no Instituto Evandro Chagas (IEC) e 72 no Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen-PA).

Para ver o decreto na íntegra clique no link abaixo.

NOVAS MEDIDAS SOBRE O COVID – 19 – PREFEITURA DE ALTAMIRA.pdf.pdf


Por Mayara Freire