Notícias de Última Hora

Embaixada da China do Brasil critica ação de ‘indivíduos irresponsáveis’

“As relações entre Brasil e China são muito maduras. Essa parceria é um trabalho de várias gerações”, diz porta-voz chinês

Imagem: Reprodução/Lide China
O ministro-conselheiro Qu Yuhui, porta-voz da Embaixada da China no Brasil, afirmou, nesta sexta-feira (10), que a relação entre as duas nações não será facilmente abalada por “um ou dois indivíduos irresponsáveis”.

O comentário faz referência ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e ao ministro da Educação, Abraham Weintraub. Ambos usaram as redes sociais recentemente para fazer críticas a Pequim.


Em videoconferência com jornalistas brasileiros, o porta-voz afirmou que esse tipo de declaração não favorece o ambiente de negócios e de cooperação:

“Não são favoráveis à manutenção de um bom ambiente de negociação e cooperação entre dois países. Por outro lado, as relações entre Brasil e China são muito maduras. Essa parceria é um trabalho de várias gerações, de muitos esforços de muitas pessoas dedicadas a essas causas que não vai ser abalada ou danificada facilmente por um ou dois indivíduos irresponsáveis.”

E acrescentou:

“Até hoje não conseguimos entender por que eles fizeram este tipo de declarações. Ou é pela ignorância, ou é por outras intenções que não sabemos quais são. Como figuras públicas, eles devem ter uma noção do peso da responsabilidade.”


Com informações do Estadão