Notícias de Última Hora

Israel já testa vacina para o novo coronavírus em animais

Estudos estão sendo conduzidos por instituto de pesquisa do Departamento de Defesa do país


Cientistas do Instituto Israelense de Pesquisa Biológica (IIBR) anunciara um "progresso significativo" no desenvolvimento de um protótipo de vacina para o novo coronavírus, e que o laboratório "está agora preparando um modelo para iniciar teste com animais", informou o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Para a Reuters, fontes próximas do IIBR afirmaram que esses testes já começaram com roedores. O IIBR faz parte do Departamento de Defesa de Israel, e raramente coopera com cientistas civis ou empresas privadas em suas pesquisas de biologia, química medicinal e ciência ambiental.


Em um dos seus raros comentários públicos, o diretor de inovação do IIBR, Eran Zahavy, disse que o instituto havia mudado todo o seu foco para o novo coronavírus, com três grupos tentando desenvolver uma vacina contra a Covid-19 e outros pesquisando possíveis tratamentos.

"Estamos tentando o máximo possível colaborar e trocar ideias com outras pessoas", afirmou Zahavy em uma conferência online organizada pela Jerusalem Venture Partners. "Mas nossas instalações estão muito lotadas, ocupadas e perigosas - por isso o processo deve ser muito lento e muito cauteloso".

Para o diretor, os testes em animais são "um grande desafio" porque a doença não os afeta. "Não basta apenas detectar anticorpos neutralizantes no animal. Você realmente quer vê-los ficando doentes e melhorando com esta vacina”, explicou.



Israel já registrou 5.385 casos de Covid-19 e 20 mortos. O próprio primeiro-ministro Netanyahu e o chefe das forças armadas de Israel, tenente-general Aviv Kohavi, entraram em auto isolamento nesta semana após serem expostos a portadores de coronavírus. Netanyahu testou negativo para o vírus na segunda-feira (30).

Com informações da Reuters