Notícias de Última Hora

Médicos apontam cloroquina como ‘tratamento mais eficaz’ contra Covid-19

72% dos médicos espanhóis disseram ter prescrito a cloroquina no tratamento contra o coronavírus, aponta levantamento

Imagem: Reprodução/AFP
Um grupo internacional composto por milhares de médicos classificou o medicamento anti-malária hidroxicloroquina como o melhor tratamento do momento para combater o novo coronavírus.

Dos 6.227 médicos consultados em 30 nações, 37% consideraram a hidroxicloroquina o “tratamento mais eficaz” para combater a Covid-19, doença potencialmente mortal causada pelo vírus.



O levantamento também descobriu que 23% dos médicos dos Estados Unidos haviam prescrito o medicamento — um número bem inferior ao de outros países.

Até o momento, o fármaco foi usado mais amplamente na Espanha, onde 72% dos médicos disseram ter prescrito a cloroquina no tratamento contra o coronavírus.

Os resultados foram divulgados na última quinta-feira (2) pela Sermo, a maior empresa mundial de coleta de dados de assistência médica e plataforma social para médicos. O espaço virtual conta com mais de 800 mil profissionais verificados em mais de 150 países.


O estudo foi concluído em três dias. Os dados abrangem as opções atuais de tratamento e profilaxia contra o coronavírus, tempo para o pico do surto, eficácia das respostas do governo e muito mais.

As 30 nações onde os médicos foram pesquisados incluem Europa, América do Sul e Oceania. Nenhum incentivo foi fornecido para participar.


As informações são dos jornais Washington TimesNew York Post