Notícias de Última Hora

Após saída de Teich, Ministério da Saúde vai orientar uso da cloroquina para caso leve


Em nota divulgada na noite desta sexta-feira, 15, o Ministério da Saúde afirmou que recomendará o uso da cloroquina para pacientes com quadro leve de Covid-19.

Segundo o texto, um documento com novas orientações para pessoas com coronavírus, principalmente aquelas com casos menos graves, está sendo finalizado. O ex-ministro Nelson Teich já tinha dito que é importante dar maior atenção aos quadros iniciais da doença, a fim de evitar que o paciente precise ser transferido para unidades de terapia intensiva no futuro.

O novo protocolo deve ser assinado pelo secretário executivo do Ministério da Saúde, general Eduardo Pazuello, que assumiu a pasta interinamente com a saída do oncologista Nelson Teich.


Veja íntegra da nota divulgada pelo Ministério da Saúde:

“O Ministério da Saúde está finalizando novas orientações de assistência aos pacientes com Covid-19. O objetivo é iniciar o tratamento antes do seu agravamento e necessidade de utilização de UTI (Unidades de Terapia Intensiva). Assim, o documento abrangerá o atendimento aos casos leves, sendo descritas as propostas de disponibilidade de medicamentos, equipamentos e estruturas, e profissionais capacitados.


As orientações buscam dar suporte aos profissionais de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) e acesso aos usuários mais vulneráveis às melhores práticas que estão sendo aplicadas no Brasil e no mundo.”

Com informações do portal Metrópoles