Notícias de Última Hora

Cotada para o Ministério da Saúde é contra o aborto: “Eu sou a favor da vida"

A médica oncologista Nise Yamaguchi é uma das figuras mais renomadas do Brasil no campo da medicina

Nise Yamaguchi. Reprodução: Google
A médica oncologista Nise Yamaguchi é uma das figuras mais renomadas do Brasil no campo da medicina, mas não são apenas as suas habilidades médicas que chamam atenção, também os seus valores morais.

Cotada para assumir o Ministério da Saúde no governo Bolsonaro, Yamaguchi, que é especialista em oncologia e imunologia, também é contrária ao aborto, uma das questões centrais na gestão do presidente.


“A vida é um bem inquestionável, inegociável. Se a gente luta para salvar uma vida fora do útero, temos que lutar para salvar uma vida dentro do útero”, disse ela durante entrevista para o jornalista Oswaldo Eustáquio.

“Eu sou a favor da vida, eu luto pela vida. O Brasil é um país de uma capacidade incrível de amar. Eu sou completamente tranquila sobre essa questão. Eu sou contra o aborto", destacou a médica, após se declarar cristã e reconhecer que a maior parte da população do país professa a mesma fé.

Nise Yamaguchi, no entanto, lembrou que há situações específicas já preconizadas pela Justiça brasileira em que o aborto pode ser autorizado, como por exemplo nos casos de estupro da mulher ou risco de vida para a mãe.



Eu não diria sempre ‘nunca’ [por questões já mencionados antes como estupro]. Mas eu acho que existem questões de bioética absolutamente necessárias. Eu luto pelas vidas. E por isso que estou aqui, inclusive, e coloco à disposição o meu currículo, a minha trajetória, os meus conhecimentos”, concluiu a médica.

Por Will R. Filho, Opinião Acrítica