Notícias de Última Hora

Para que serve o chá de boldo e como fazer


O chá de boldo é excelente para ajudar no funcionamento do fígado, sendo útil depois de um dia de exageros, excesso de álcool ou consumo de muitos alimentos gordurosos porque ele contém uma substância chamada lactona que auxilia na digestão das gorduras ingeridas. Assim, os principais benefícios do boldo são:



Melhora o funcionamento do fígado;
Ajuda na digestão e no funcionamento do aparelho digestivo;
Diminui da azia;
Diminuição dos efeitos das bebidas alcoólicas;
Auxílio no tratamento de gastrite;
Auxílio no tratamento de problemas na vesícula biliar;
Alivio dos sintomas da intolerância alimentar;
Diminuição dos gases;
Atua como antioxidante, antifúngico e antibacteriano;
Tem efeito calmante;

O chá de boldo também ajuda a desinchar a barriga e a combater os gases porque é um ótimo digestivo, mas é importante tomar o chá logo após o seu preparo e não adicionar açúcar, pois pode atrapalhar o processo de digestão.

Como fazer o chá de boldo

O boldo possui propriedades antioxidantes, antimicrobianas, diuréticas, depurativas, analgésicas e antissépticas, sendo o chá uma forma eficaz de se ter todas as propriedades do boldo.

O preparo do chá de boldo é simples, sendo feito apenas adicionando 1 folha de boldo em uma xícara com água fervente e deixar descansar por alguns minutos. Para que se tenha efeitos, normalmente é recomendado beber o chá até 4 vezes por dia ou de acordo com a recomendação do médico ou do fitoterapeuta.

Contraindicações e efeitos colaterais


Apesar dos benefícios do boldo, o consumo dessa planta é contraindicado em caso de obstrução da vesícula biliar e durante a gravidez, especialmente nos primeiros 3 meses de gestação, porque ele pode provocar aborto ou causar malformações no feto.



Além disso, é importante não consumir o boldo em excesso, pois pode causar irritação gastrointestinal, dor de cabeça, náuseas e vômitos, sendo, por isso, recomendado ser consumido sob orientação e supervisão médica.

Fonte: Tua Saúde