Notícias de Última Hora

Norte Energia entrega respiradores móveis à SESPA

De acordo com a secretaria, os itens serão os primeiros do tipo no Hospital Regional da Transamazônica e fortalecerão o enfrentamento à COVID-19 na região



Equipamentos modernos e fundamentais para o atendimento de pacientes com Covid-19 foram doados pela Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, na manhã desta sexta-feira (05), ao 10º Centro Regional da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), localizado em Altamira, no sudoeste do Pará. Os dois respiradores de transporte serão os primeiros do Hospital Regional Público da Transamazônica, que é referência no atendimento a pacientes acometidos pela doença na região Xingu.


De acordo com Iraldo Florêncio, diretor adjunto do 10º Centro Regional da Sespa, essa doação é fundamental para garantir a agilidade no atendimento à população. “O Hospital não contava com esse tipo de respirador, que por ser móvel, é fundamental no deslocamento de pacientes graves de Covid-19 entre ambulâncias e até mesmo entre os leitos da Unidade”, explicou o gestor. Além dos equipamentos, um treinamento sobre a utilização do material também foi adquirido pela empresa e será ofertado aos profissionais de saúde.


Até o momento, já foram doados à Sespa um total de 150,5 mil equipamentos de proteção individual (EPIs), como toucas, aventais e máscaras descartáveis, óculos de proteção e macacões de segurança impermeáveis; e 9.520 testes rápidos para detecção da doença, além de 5 camas manuais com colchões impermeáveis e itens como monitores e bombas de infusão que compõem os leitos de UTI destinados ao Hospital Regional Público da Transamazônica.

“A Norte Energia tem realizado a entrega dos equipamentos de imediato, assim que chegam à região, reafirmando seu compromisso no enfrentamento à doença nos municípios do entorno do empreendimento”, informa o superintendente de Relações Institucionais da empresa, Eduardo Camillo.


O apoio da empreendedora de Belo Monte ainda inclui a disponibilização de 20 apartamentos em hotel de Altamira durante 90 dias, para isolamento dos profissionais da saúde acometidos pela COVID-19 antes de retornar aos seus postos de trabalho.

Por Juliana Machado | Assessoria de Imprensa Norte Energia SA