Notícias de Última Hora

Facebook atende o STF e bloqueia contas fora do país de bolsonaristas; Rede social aponta para “riscos à liberdade de expressão”


A rede social de Mark Zuckerberg, o Facebook, anunciou neste sábado (01) que cumpriu as ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para bloquear em todo o mundo as contas de bolsonaristas que são alvos do inquérito que investiga a disseminação de notícias falsas (fake news) e de insultos a membros da Suprema Corte.

No dia 24 de julho, as contas de ativistas virtuais como a do empresário Luciano Hang, do jornalista Allan dos Santos e do youtuber Bernardos Kuster, dentre outros, foram bloqueadas em território nacional. No entanto, o ministro também ordenou que os perfis e páginas fossem suspensos para que não fossem mais visualizados também fora do Brasil.


Em texto divulgado pelo Facebook, a empresa afirma que a decisão é “extrema” e que “representa riscos à liberdade de expressão”.

“A mais recente ordem judicial é extrema, representando riscos à liberdade de expressão fora da jurisdição brasileira e em conflito com leis e jurisdições ao redor do mundo. Devido à ameaça de responsabilização criminal de um funcionário do Facebook Brasil, não tivemos alternativa a não ser cumprir com a ordem de bloqueio global das contas enquanto recorremos ao STF”

Com informações do BR7