Notícias de Última Hora

Mãe denuncia que sua filha de 4 anos foi abusada sexualmente em Uruará

Caso de abuso sexual de menina de 4 anos é apurado em Uruará


Somente neste ano, mais de 200 casos de abusos sexual contra crianças e adolescentes foram registrados no estado do Pará, segundo a Fundação ParáPaz. Em Uruará, sudoeste do estado do Pará, pelo menos 15 casos estão em apuração. Um destes casos tem como vítima uma menina de 4 anos, que teria sido abusada por um jovem de 19 anos, o mesmo teria tocado nas partes íntimas da criança.


A mãe da menina denunciou o caso ao Conselho Tutelar e a Polícia Civil. O abuso sexual teria ocorrido há cerca de 2 meses.

A dona de casa que aqui na reportagem vamos preservar o nome, relata sobre os fatos ocorridos:

"Era uma tarde e eu estava varrendo o terreiro de minha casa. A minha filha estava brincando, e esse garoto estava brincando de bola perto de minha casa, e num dado momento que eu olhei eu vi ele tirando a minha filha de cima dele rápido. No primeiro momento eu não fiz nada, mas depois na hora de dar banho na minha filha ela me contou que ele tinha tocado nela e que ele viu (as partes íntimas) e queria ver de novo. Ele é meu vizinho e eu temo pela minha filha. A minha menina mudou muito desde quando aconteceu isso, passou a ser agressiva dentro de casa, fala palavrões, coisa que ela não dizia antes e me pergunta coisas que antes ela não me perguntava. Algumas pessoas não acreditam e dizem que eu estou inventando, mas eu só quero que providências sejam tomadas rápido", disse.

O Conselho Tutelar de Uruará informou que o caso está em andamento e tudo que é possível fazer está sendo realizado. No momento, está sendo aguardado a abertura de atendimento no IML de Altamira para a realização do exame sexológico da criança, o IML está atendendo apenas em casos de flagrante em até 92 horas por causa da pandemia. Ainda segundo informou o Conselho Tutelar, no município há mais de 15 exames sexológico que estão aguardando na fila de espera para serem realizados.


A Polícia Civil informou que o inquérito para a apuração do caso está aberto e os procedimentos investigativos estão em andamento. E que o suspeito já está identificado e já foi ouvido.



Abuso sexual

O abuso sexual é a utilização da sexualidade de uma criança ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual. O abuso sexual é geralmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança, e que participa do seu convívio. Essa violência pode se manifestar dentro do ambiente doméstico (intrafamiliar) ou fora dele (extrafamiliar).


A fundação ParáPaz lançou neste mês uma plataforma online para auxiliar na realização de denúncias que é o ParáPaz Acolhe basta acessar o endereço eletrônico: www.sistemas.pa.gov.br/parapaz-acolhe e clicar em Preciso de Ajuda. Não se cale, denuncie.


As informações são do jornal Gazeta de Uruará